Minha filha gosta de assistir a um desenho chamado Super Why, onde os personagens (relacionadas aos contos de fadas) quando têm algum problema pessoal,pedem ajuda dos amigos que formam um time (os super readers, super leitores em português) que entram em uma história de contos de fadas para lê-la e descobrir qual o ensinamento que aquela história pode passar a eles e ajudar com a solução do problema.
Pois bem, notei que em quase todos os episódios eles mudam a história, mudando assim, seu final e sua moral.
Na história da galinha que pede ajuda aos outros animais para fazer um pão, e ninguém a ajuda e ela tem que fazer tudo sozinha, quando o pão fica pronto todos querem comer e a moral da história ensina: eles não poderão desfrutar do pão, já que não ajudaram em nada a fazê-lo!
No desenho, os super leitores acham por bem que os demais animais ao menos ouçam ao que a galinha está pedindo, pois se ela explicar porque precisa de ajuda, eles poderão ponderar sobre se a ajudarão ou não. E no final todos fazem o pão juntos e dividem o mesmo. A moral aqui fica assim: Se todos ajudarem poderão colher os frutos.
No fundo é a mesma coisa, certo? Mas a abordagem é que difere um final de outro. Ao invés de ensinar que se não ajudar não desfruta, ensina que é importante ajudar, pois só assim desfrutará do resultado.
Fiquei pensando em outras histórias que conheço de contos de fada, e em como hoje em dia a abordagem para ensinar s valores éticos às crianças mudou. Agora utilizamos de uma abordagem positivista que visa sempre o bem comum, e não aquela pessimista que pune para ensinar.
E vocês o que acham?
Nenhum comentário:
Postar um comentário