sábado, 1 de fevereiro de 2014

Nossa história de amamentação e desmame - Luisa e Mariana


Luisa nasceu de um parto natural e humanizado hospitalar. Foi um parto rápido e tranqüilo, no qual eu sinceramente não senti dor, ou senti pouco incomodo com ela.
Tinha em meus planos amamentá-la na primeira hora de vida, pois sabia da importância disso para o sucesso da amamentação, mas eu não fazia idéia do quão difícil era amamentar.
Não me preparei nenhum um pouco para isso, pois imaginei realmente sendo uma coisa muito fácil e natural. Porém, ao contrário do parto, não foi.
Ao nascer, ela foi direto ao meu colo, mas não pegou o peito. Ainda engasgada com algum liquido pulmonar foi levada para longe, a fim de ser aspirada, o que não ocorreu de fato, pois no trajeto do quarto onde nasceu até o centro obstétrico, ela se desengasgou sozinha.
Eu fiquei ali, parindo a placenta, tomando banho, desmaiando. Ao acordar do desmaio a idéia de ser mãe me pareceu tão surreal, que ao ver meu marido com nossa filha no colo, com aquele olhar babão e apaixonado, eu senti inveja.
Eu tinha imaginado que sentiria aquela paixão ao ver meu bebê, mas não senti. O peso da responsabilidade caiu muito maior. E eu me vi na obrigação de ser mãe, de cuidar, de embalar, de amamentar.
Durante duas semanas, mais ou menos, eu vivi no automático. Amamentei, banhei, troquei, carreguei no colo por puro impulso, instinto, mas sem nenhum envolvimento emocional de minha parte.
Foi então que eu ganhei um livro muito comentado e vendido na época que prometia ensinar todos os truques para maternar com sucesso. E eu caí no conto do livro.
Devorei o livro, pois eu precisava aprender muito rapidamente como ser mãe. As palavras que mais ecoavam na minha cabeça eram “Você já cuidou de algum bebê?” que eu ouvi antes de Luisa nascer, e que desdenhei na época, agora eram meu maior tormento.
Com os ensinamentos do livro eu abandonei a prática da livre demanda na amamentação. Até então eu toda vez que minha filha chorava a colocava no peito. Depois do livro eu passei a amamentá-la a cada três horas somente, e por no máximo 20 minutos em cada peito. Se ela chorasse antes disso, eu ficava desesperadamente embalando, chacoalhando  fazendo shhh shh, e pedindo socorro do marido, meus pais, quem estivesse por perto pra fazer isso também.
Aprendi com o livro que eu precisava de um tempo meu. Veja só, eu com um bebê de 20 dias querendo dormir, descansar, passear SEM o bebê!!!! E fiz algumas vezes. Confesso que ficava tão incomodada de fazer isso, me sentia abandonando minha filha, mas achava que era assim mesmo e que me acostumaria em algum momento.
Eu que tinha sido tão contra chupeta a minha vida toda, me vi aceitando dar chupeta pra Luisa. A primeira vez que tentei foi devido as enormes e extremamente doloridas feridas em meus dois mamilos, culpa da pega incorreta que eu não sabia corrigir. Na verdade, eu nem sabia que a pega estava incorreta. Passei a achar que amamentar doía mesmo e que era pra isso que existia chupeta, pra aliviar entre uma mamada e outra. Nessa primeira vez, Luisa não pegou. Mais tarde porém, com pouco mais de 1 mês de vida, ela aceitou e eu fiquei aliviada. Achei horrível aquilo na boca da minha filha, mas ela parou de chorar nos intervalos das mamadas, que eu ainda seguia religiosamente.
Com cerca de dois meses, Luisa não tinha ganhado muito peso, e naquele momento, muito preocupada e pressionada pelo marido, passei a pesquisar outras fontes para entender o que eu podia fazer, que não envolvesse uma mamadeira de leite artificial.
Descobri dois grupos de apoio às mães que amamentam. O Grupo Virtual de Amamentação e a La Leche League International. O primeiro, como o nome já diz, virtual, funcionava via comunidade do Orkut. Devorei seus tópicos. O segundo também oferecia ajuda virtual mas tinha o plus de ter encontros presenciais mensais.
Esses dois grupos, e seus membros e moderadoras, salvaram a minha vida, a vida da Luisa e nossa história de amamentação.
Aprendi com eles que: tem que fazer livre demanda!!! A produção de leite funciona com estímulo da sucção do bebê, ou seja, quanto mais o bebê suga o seio, mais leite é produzido, mais leite o bebê mama, mais peso ele ganha, mas saudável ele fica.
Os dois grupos apoiavam a cama compartilhada, que eu já vinha fazendo por instinto, mas depois do livro resolvi abolir e passei diversas noites levantando da minha cama indo até o quarto ao lado para amamentar a pequena, colocá-la de novo no berço, voltar para a cama e já ter que recomeçar o ciclo novamente, pois ela não conseguia dormir sozinha.
Assim, retornamos a livre demanda e cama compartilhada. A livre demanda era falha, eu ainda oferecia chupeta, especialmente quando dormia ao seio e eu queria deixá-la a dormir só, durante o dia.
Seguimos nesse ritmo, por vezes mais intensos (com os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento, que eu recém descobrira), outras vezes mais tranqüilos, até os seis meses.
Ao completar seis meses, como é indicado pelos órgãos de saúde e associações de pediatria, demos início a uma nova fase. A introdução de alimentos complementares começou, lenta e gradativamente.
Primeiro com uma refeição por dia, na hora do almoço. Um alimento por vez, oferecido por  3 a 4 dias. Depois com 7 meses introduzi o café da manhã. Com 8 meses a janta.
Com 9 meses, Luisa começou a se interessar muito mais pela comida, com 11 meses voltou a mamar como recém nascida. Nesse meio tempo, me convenci que a chupeta era uma muleta minha e que precisava sair de cena. Parei de oferecer, dava se ela pedisse.
Com 12 meses ela jogou as duas chupetas que tinha no lixo, não pediu mais, eu não comprei mais e fomos deschupetadas. Com isso, a demanda por peito aumentou muito, ela ainda tinha uma forte necessidade de sucção a ser saciada, e agora eu era o único instrumento disponível.
Intercalamos fases que Luisa mamava pouco e comia muito, mamava muito e comia pouco, mamava e comia muito, mamava e comia pouco.
As noites começaram a me deixar cansada, e por volta dos 18 meses cogitei o desmame noturno. Não foi sucedido, abandonei e esperei que viesse naturalmente. Aconteceu por volta dos dois anos.
Foi então que a grande mudança aconteceu. Mudança de vida, de casa, de país, de continente! E houve, claro, uma regressão no comportamento da Luisa, que voltou a mamar a noite, voltou a mamar intensamente. Muitas mudanças de uma vez, moramos em 4 lugares diferentes em 4 meses.
Com nosso retorno ao Brasil, nossa renda diminui e eu precisava retornar ao mercado de trabalho. Somado a isso, eu estava cansada. Foram 2 anos e 3 meses de dedicação exclusiva à Luisa, sem ajuda, além da paterna.
Com isso, nos decidimos por colocá-la por meio período em uma escola, a fim de que tivesse crianças com quem brincar, e que me permitisse um tempo para trabalhar e cuidar da casa, já que não poderia mais contar com o auxilio de uma faxineira semanal e dos workshops que tínhamos para mães e bebês, lá na África do Sul, onde vivíamos.
Esse foi o primeiro passo em direção ao fim da livre demanda. Durante a adaptação na escola, que levou 3 meses, eu ainda ia amamentá-la quando podia. Mas, fui deixando de ir, porque naquele momento achei que ela conseguia ficar aquelas 4 horas sem mamar, sem que isso a prejudicasse em algo.

No restante do tempo, ainda mamava quando queria. Com o passar do tempo isso passou a significar que ela mamava ao acordar, após as refeições, e para dormir. Essas mamadas duravam bastante tempo, e foram reduzindo. Primeiro em duração, depois em quantidade.
Chegamos com 2 anos e meio e ela mamava três vezes ao dia. Nesse momento, engravidei. Nunca quis engravidar antes do desmame, mas aconteceu. Eu que nunca tinha me imaginado amamentando grávida, ou fazendo amamentação tandem, fiquei obcecada pelo assunto, passei a conversar sobre isso com as amigas que experimentaram essa situação e me imaginava vivendo-a com tranqüilidade.
A Luisa porém, passou a se desinteressar do mamar, antes mesmo da gravidez. Ela passou a mais morder do que sugar e aquilo começou a incomodar. Eu queria que ela mamasse, por isso toda mordida eu pedia que ela não fizesse aquilo, que me machucava.
E ela parava e sugava. Depois passou a simplesmente largar o peito. Depois passou a não pedir mais e recusar quando oferecido, e depois voltava a mamar como se nada tivesse acontecido.
Até que um dia, às vésperas de seu terceiro aniversário, percebi que não me lembrava de quando ela tinha mamado pela última vez. E comecei a prestar atenção na próxima mamada. Não aconteceu. Assim, sem que eu percebesse ela desmamou. Vários fatores podem ter influenciado e/ou acelerado esse processo. Mas eles surgiram em nossas vidas oriundos de outras necessidades, nada relacionadas a um desmame.
Eu, que sempre sonhei com um desmame natural, imaginei Luisa se despedindo e agradecendo o mamá, fui pega por um desmame diferente, conduzido por circunstâncias da vida.

Me questionei muito! Muito mesmo se em algum momento, de alguma forma, consciente ou não eu conduzi esse desmame. Se essas circunstâncias não teriam sido criadas por mim a fim de levar ao fim nossa amamentação. Questionei a mim mesma e a outras pessoas próximas que acompanharam essa nossa vivência.

O que conclui, principalmente após escrever esse relato e reviver alguns momentos na memória, foi que não. Mesmo depois de alguns meses de desmamada eu ainda me pegava oferecendo o seio e ainda estranhava quado ela recusava. Ainda hoje sinto saudades de tê-la ao seio.

Eu amo amamentar, e amamentar a Luisa foi uma das experiência mais maravilhosas que já vivi. Todavia, não consigo afirmar que esse desmame foi 100% natural, que foi no tempo dela, etc.
Reconheço que mesmo sem querer, diversas atitudes e decisões minhas, pensando em diversos outros fatores, influenciaram e aceleraram o processo natural.

Porém, aprendi que realizar um ideal da maneira como sonhado nem sempre é possível, que para atingir alguns objetivos e realizar desejos talvez se tenha que prejudicar de alguma maneira outras instâncias da vida.

Hoje, o relacionamento da Luisa com o mamar é normal, ela adora ver o irmão mamando, acaricia e beija o mamá vez ou outra, mas em seu próprio ritmo ela está se reconhecendo uma criança que cresceu, e que irá vivenciar outras experiências que não estarão mais, necessariamente, ligadas a mim.

E isso, tem sido lindo de assistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário